Em Foco

Recursos financiados pela CaixaRS vão viabilizar a instalação de uma indústria de biodiesel em Ijuí, com investimento de R$ 30 milhões. A unidade terá capacidade de produção de 300 mil litros por dia e de geração de 600 empregos - 400 na fase de construção e 200 na etapa de operação, prevista para a partir de abril de 2010. O protocolo de intenção referente ao financiamento foi assinado pela governadora Yeda Crusius, nesta segunda-feira (31) à tarde, na Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode substituir, total ou parcialmente, o uso de óleo diesel. Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. "Construímos o programa RS Energia  para colocar à disposição o ambiente de investimento privado junto com o público. E com este contrato, o Rio Grande do Sul aponta para dizer a todos que temos capacidade de crédito e sabemos para onde dirigir o desenvolvimento", disse Yeda.

A fábrica de Ijuí será construída pela Camera Agroalimentos S/A e vai produzir biodiesel utilizando como matéria-prima óleos vegetais e gorduras animais. Conforme o diretor industrial e de planejamento da Camera, Roberto Kist, a nova indústria agregará à produção agrícola primária da região mais de R$ 40 milhões, o que irá fortalecer também a agricultura familiar. O volume de transformação de óleos vegetais em combustíveis a ser processada, segundo Kist, é equivalente à industrialização de 35 mil sacas de soja por dia.

Fundada em 1971, na cidade de Tucunduva, a 409 quilômetros de Porto Alegre, a Camera Agroalimentos destaca-se na comercialização de grãos de soja, trigo, milho, canola, girassol e arroz. Possui estruturas montadas em 15 municípios do Rio Grande do Sul.

"Hoje, somos responsáveis por mais de 30% do volume de óleo de soja produzido e comercializado no Estado, assim como óleos especiais de canola e girassol", diz o empresário. A Camera mantém contato permanente com seus produtores, acompanhando o plantio, a colheita e a comercialização das culturas.

Participaram também do ato de assinatura do protocolo de intenção os secretários Márcio Biolchi (Desenvolvimento e Assuntos Internacionais) e Artur Lorentz (Ciência e Tecnologia), o presidente da CaixaRS, Carlos Rodolfo Hartmann, e o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin. "A comunidade e a região agradecem a parceria do governo do Estado através da CaixaRS. Ao nosso governo do Estado, muito obrigado por ter escolhido Ijuí", disse Ballin.

Veja mais